Uma das muitas coisas que eu ainda não percebi, nem tão pouco entendo como ninguém questiona, é aquela maravilhosa teoria defendida por alguns de que a culpa da crise é do PSD. O que eu não percebo consiste no seguinte, no parlamento não existem mais partidos? Estes não se opuseram igualmente como o PSD ao PEC4? Porque é que o PS só poderia negociar com o PSD? A responsabilidade não deveria caber a todos?É de argumento fácil culpabilizar quem tem mais hipóteses de ser o próximo a governar. É de argumento fácil e útil dado que permite de forma encapotada começar de forma antecipada a campanha para as próximas eleições.
A existirem culpas da crise actual, estas só podem ser atribuídas a quem nos últimos 6 anos nos desgovernou. Não existem mais culpados. Não podem existir.




"A consolidação das finanças públicas foi um dos principais fracassos da governação dos últimos três anos. Este fracasso foi particularmente significativo, pois o combate ao défice foi assumido, de forma obsessiva, como objectivo quase único. O Governo PSD/PP prometeu:
Sobre esse orçamento de estado, relembro ainda que a previsão do governo para este ano, feita em Outubro passado, apontava para um preço médio no mercado spot (diário) do Brent de 78,8 dólares por barril. Apenas mais uma previsão que nos elucida a todos das capacidades ilusórias do governo que agora se demitiu.